
Sabe aquele papo de que a ditadura só matou “vagabundo”? É mentira
No Dia da Mentira e aniversário do golpe, desmistificamos mais uma falácia muito disseminada pelos saudosistas da ditadura militar. A história de algumas das vítimas da ditadura militar covardemente assassinadas, nos mostra que também o foram gratuitamente, já que elas não representavam uma ameaça ao regime.
Se você já conversou com algum saudosista ou entusiasta da ditadura militar, certamente escutou aquela velha história de que naquela época todas as pessoas torturadas e mortas pelo tal regime eram terroristas, bandidos, vagabundos, comunistas, enfim, todos aqueles que, na cabeça do conservador, mereciam ser exterminados. Contudo, isso não passa de proselitismo ideológico – e dos mais frágeis -, pois não resiste a uma simples consulta no Google.
Qualquer um, em uma rápida pesquisa, poderá descobrir que foram assassinadas pessoas de todas as idades, classes e etnias na ditadura empresarial-militar. Até mesmo aquelas que não representavam ameaça alguma ou que não faziam uma oposição ideológica contra o regime não foram poupadas. Mas, como a informação encontrada é quase sempre dispersa e visando ter mais um registro dessa realidade na internet de fácil consulta, apresentamos uma lista com algumas das inocentes vítimas desse sombrio período da nossa história, que vai desde jornalistas a até mesmo índios e crianças.
Conclusão
Diante de todos esses casos, fica evidente a forma inescrupulosa com a qual a ditadura empresarial-militar covardemente agia. Também vimos que, bem diferente do que os defensores da ditadura alegam, suas vítimas também eram pessoas que nada tinham a ver com o perfil político considerado uma ameaça pelo regime.
Quando alguém vir até você para defender aquele deputado “viúva da ditadura” ou até mesmo exaltar torturadores, você já sabe o porquê isso causa tanta indignação e revolta nas vítimas da ditadura e naqueles que se solidarizam com sua dor. Talvez este texto também lhe seja útil para ser apresentado como sugestão de leitura a essa pessoa equivocada. Quem sabe seja por falta de informação que existam pessoas assim, bastando o relato dos fatos para que elas despertem sua consciência e se tornem pessoas melhores.
Referências
• Memorial da Democracia
• Comissão Especial sobre MORTOS e DESAPARECIDOS POLÍTICOS
• UOL Educação – Vladimir Herzog, o jornalista morto pelo regime militar
• _______________ – Biografia de Zuzu Angel
• Agência Brasil – DOI-Codi sequestra e mata Manoel Fiel e diz que metalúrgico cometeu suicídio
• _______________ – Secretária da OAB morta em 1980 foi vítima de agentes do Exército, diz comissão
• G1 – Desaparecido há 42 anos, Honestino Guimarães recebe anistia
• EBC – Há 45 anos, a morte do estudante Edson Luís mobilizou o país
• Instituto Vladimir Herzog – Mais um Passo para Esclarecer o Caso Rubens Paiva
• Estadão – Chacina da Lapa poderia ter sido evitada pelo Exército
• Último Segundo – Construção de rodovias no governo militar matou cerca de 8 mil índios
• UOL Política – Como a ditadura sequestrou crianças e torturou famílias para obter delações